Você sabe o que é capacitismo?

Ao pé da letra, no dicionário, capacitismo é a discriminação e preconceito direcionados a pessoas com deficiência (PcD). Se você, por acaso, nunca ouviu falar sobre esse termo, leia o artigo para responder afirmativamente essa pergunta: você sabe o que é capacitismo?

Desconhecido

Pouco conhecido de muitas pessoas, o termo capacitismo faz parte de uma lista de outras palavras usadas como forma de discriminação, como gordofobia, homofobia e racismo.

Palavras e frases

As sociedades, durante séculos, usaram palavras ou frases para excluir pessoas com ou com algum tipo de deficiência.

Termos como “retardado”, “que mancada”, “aleijado”, “não se faça de surdo” refletem o quanto a pessoa é capacitista. Podem parecer até inocentes, mas esses termos têm a clara intenção de rebaixar e humilhar alguém.

Usar tais expressões traz opressão, recriminação e, é claro, discriminação, sejam usadas tanto no ambiente familiar, no trabalho ou na vida cotidiana.

Além disso, o capacitista admira que PcD têm vida sexual ativa ou engravidam; fica surpreso quando encontra pessoas com deficiência em bares e baladas; lida com PcD com piedade e acha que PcD não tem raiva ou tristeza.

Defeitos e qualidades

Por esses motivos, é salutar ter a empatia necessária com as pessoas com deficiência. Se colocar no lugar do outro, jamais associar deficiência com algo negativo e, principalmente, entender que as pessoas com deficiência são iguais a todo mundo, com defeitos e qualidades, já é um começo.

Repensar a forma de agir, falar e comunicar. São ações simples como essas que a sociedade, a passos lentos, é verdade, pode começar a mudar culturas, comportamentos e pensamentos.

Facebook
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Inscreva-se e adquira o livro superar é viver