A prática de atividades físicas é um hábito extremamente importante para a saúde e bem-estar de todas as pessoas, no entanto, desempenha um papel ainda mais significante para o processo de reabilitação de pessoas com amputação, uma vez que os exercícios podem ajudar a melhorar a condição física, a saúde mental e a qualidade de vida, oferecendo mais segurança e confiança para executar suas atividades cotidianas.
Confira, abaixo, os principais benefícios da atividade física para a reabilitação de pessoas com amputação:
Fortalecimento muscular
A prática regular de atividade física contribui para o fortalecimento dos músculos do corpo, incluindo do local da amputação. Aumentando sua força e resistência, é possível melhorar a mobilidade e a funcionalidade do membro, permitindo a execução das atividades do dia a dia com mais facilidade.
Melhoria do sistema cardiovascular
Um fator muito importante para pessoas com amputação, que podem ficar mais suscetíveis a doenças cardiovasculares, a atividade física ajuda a melhorar o sistema cardiovascular, reduzindo o risco de doenças cardíacas e derrames.
Redução do estresse e da ansiedade
Sabe aquela sensação de bem-estar após o exercício físico? Além do humor, a atividade física também contribui para a redução dos sintomas de estresse e ansiedade, melhorando também a autoestima, fatores essenciais para enfrentar os desafios emocionais e psicológicos relacionados à amputação.
Mais qualidade de vida
A melhora da qualidade de vida acaba sendo uma consequência da junção dos pontos abordados acima, pois a prática de exercícios contribui tanto para os aspectos físicos, quanto psicológicos e emocionais.
Lembrando que, no processo de reabilitação de pessoas com amputação, todas as atividades devem ser acompanhadas com um profissional da área da saúde, como o fisioterapeuta, por exemplo, que desenvolverá um programa de exercícios personalizado, conforme às suas necessidades individuais de cada caso.
Por isso, sem preguiça!