O processo de reabilitação após a amputação de um membro requer o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, que inclui não só médicos, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas e entre outros profissionais de saúde. Seu principal objetivo é ajudar o paciente a adaptar-se à sua nova condição, minimizando suas limitações funcionais a fim de garantir sua independência e mobilidade.
Independentemente do nível ou do número de membros, seja superior ou inferior, a amputação representa um grande desafio para as pessoas que passam por essa condição, pois, além de interferir na função motora do corpo, também envolve fatores emocionais, psicológicos e sociais.
Neste contexto, a fisioterapia exerce um papel fundamental para a reabilitação do paciente, uma vez que o profissional avaliará as consequências físicas e psicológicas da amputação, garantindo que essa pessoa consiga voltar para a sua rotina normal, executando suas tarefas diárias sem qualquer suporte.
Além da mobilidade em si, a fisioterapia também ajuda no tratamento de dores fantasma, contraturas musculares e alterações de equilíbrio, desempenhando um papel importante na prevenção dessas complicações, por meio de técnicas de mobilização, exercícios e cuidados com a cicatrização, sempre com auxílio de uma equipe multidisciplinar.
A fisioterapia também é fundamental para o processo de adaptação das próteses, uma vez que seus exercícios ajudam com o equilíbrio, fortalecimento muscular e treino de marcha. Caso o paciente sinta-se incapaz ou com dificuldades em lidar com a nova realidade, o fisioterapeuta será responsável pelo suporte emocional, oferecendo orientações e fazendo um trabalho em conjunto com outros profissionais.
Por isso, é muito importante que o paciente busque pelo acompanhamento de um fisioterapeuta especializado, sendo uma etapa essencial para a sua reabilitação, a fim de devolver sua independência funcional e melhorar sua qualidade de vida, sendo essencial a sensibilidade em reconhecer fatores psicológicos e trabalhar em conjunto com uma equipe multidisciplinar.