Filmes sobre pessoas com deficiência que você precisa assistir.

Já parou para reparar quantas pessoas com deficiência estão no mesmo ambiente que você? Ainda estamos lutando para que a inclusão seja mais forte aqui no Brasil.

Existe uma lei (Lei de Inclusão), que garante que as pessoas com deficiência tenham direitos para que se igualem à sociedade e as deixem no mesmo nível de oportunidades, convívio, locomoção, inclusão profissional, entre outros.

Basicamente, a inclusão não se resume apenas em garantir a presença dessas pessoas nos espaços comuns. Precisamos tê-las como referência em filmes, novelas, propagandas, clipes musicais e muito mais.

Em vários dos casos, as pessoas com deficiência são colocadas em um papel central, quando na verdade precisamos que elas sejam colocadas em um patamar de diversidade.

Todos nós temos nossas particularidades e a sociedade precisa entender que a deficiência é só mais um elemento de alguém. Para ajudar nesse contexto, fizemos uma lista com filmes que você precisa assistir.

Confira todos os títulos abaixo. Vamos lá?

1. Intocáveis (2012)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

A obra conta a história de um homem rico (Philippe), que fica tetraplégico ao sofrer um acidente. Assim, ele precisa contratar um assistente para auxiliá-lo no dia a dia.

Seu caminho cruza com o de Driss, um jovem com baixa renda e sem experiência de cuidador. A partir daí, os dois aprendem um com o outro. Driss ajuda Philippe a retomar sua identidade e auto estima ao evidenciar suas melhores qualidades.

2. Meu nome é Radio (2003)

Classificação indicativa: não indicado para menores de 12 anos

Todos os dias, James Robert Kennedy circula ao redor da quadra de uma escola secundária na Carolina do Sul com seu carrinho de supermercado e um rádio.

Ele fazia isso para observar os treinos de futebol americano da escola, liderados pelo treinador Harold Jones, que apenas pensa em trabalho e mal tem tempo para sua mulher e filha.

Certo dia, Harold começa a convidar James para assistir o treino e, pouco a pouco, o jovem faz parte do time. A obra mostra a inclusão de “Rádio” – apelido pelo qual James passa a atender – trazendo a possibilidade de aprender de outras maneiras.

3. Colegas (2012)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

Três amigos protagonizam uma história de parceria e sonhos. Os três fogem do instituto em que moravam para viver seus desejos de voar, casar e ver o mar.

A história retrata as situações em um contexto de autonomia, aprendizagem e superação da Síndrome de Down. 

4. Hoje eu quero voltar sozinho (2014)

Classificação indicativa: contraindicado para menores de 12 anos

Léo, um menino cego, é transferido para um colégio tradicional do Rio de Janeiro. O filme brasileiro retrata a adaptação dele e dos colegas à essa novidade, além do romance entre ele e Gabriel, um colega de sala.

As situações da obra lidam com a homossexualidade, inclusão e o quão importante são as relações de respeito, colaboração e diálogo.

5. Cordas (2014)

Classificação indicativa: livre

Este curta animado narra uma amizade entre duas crianças, Maria e Nicolás. Os dois são colegas de classe e o menino sofre de paralisia cerebral. A pequena, ao ver que o amigo tem algumas dificuldades, não desiste de fazer com que ele tenha a oportunidade de se divertir com ela.

O final da trama nos surpreende com a lembrança da importância de educar e estabelecer uma relação de ensino e aprendizagem entre todos.

Depois de assistir essas obras, nos conte o que achou! Se tiver mais dicas, mande para nós também.

A Da Vinci Clinic é uma clínica de reabilitação para pessoas amputadas, referência no Brasil pelo seu método totalmente novo no país. Aqui, nos preocupamos com a reabilitação não só do paciente, como dos familiares e sua rede de apoio.

Ficou interessado? Faça uma avaliação gratuita conosco e acesse nossas redes sociais para saber mais.

Facebook
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Inscreva-se e adquira o livro superar é viver