Existem muitas dúvidas quando se fala da saúde do coto. E não é para menos, pois essa é uma parte muito importante e que irá determinar o bem-estar e a reabilitação do amputado.
Existem muitas dúvidas quando se fala do encaixe do coto. E não é para menos, pois essa é uma parte muito importante e que irá determinar o bem-estar e a reabilitação do amputado
Além de se preocupar com os desafios psicológicos no pós amputação, o paciente também terá que se preocupar em fazer uma boa higienização do coto para que não aconteça inflamações ou infecções.
E os cuidados não param por aí. Logo após o pós-operatório e a cicatrização do coto, o paciente deve iniciar uma rotina de exercícios de dessensibilização, na qual será aplicada diversos estímulos para auxiliar no controle da “sensação fantasma“ (sensação de que a pessoa ainda possui o membro).
Então, após obter uma boa cicatrização, o amputado deve iniciar o enfaixamento do coto, através de uma atadura ou faixa elástica.
Para que serve o enfaixamento do coto?
O procedimento do enfaixamento do coto deve acontecer diariamente. As faixas devem ser trocadas 3 vezes ao dia, e não é recomendado ficar com ela mais de 12 horas.
Todo esse processo é importante pois:
- Estimula a circulação sanguínea e o metabolismo;
- Elimina possíveis edemas;
- Prepara o coto para receber a prótese;
- Diminui o volume do coto;
- Melhora o formato (tirar o famoso “bico de pastel” que forma nas extremidades);
- Dar o formato cônico;
- Aumentar a propriocepção (sensação do coto);
- Diminuir a Sensação Fantasma.
Como fazer a higienização do coto
Antes de falarmos do processo de enfaixamento, é muito importante tratarmos sobre a higienização. A higienização do coto é algo muito importante durante o pós-operatório.
Por se tratar de uma região que passou por processos extremamente complexos, que causam cicatrizes e perda significativa da sensibilidade, é muito importante que o coto tenha cuidados diários quando se fala em higiene.
Portanto, se você estiver sozinho (a) ou com alguém, tenha o hábito de observar a região através de um espelho. Verifique se tem manchas de origem desconhecidas, má cicatrização ou até pequenas protuberâncias que, no futuro, podem vir a originar edemas.
Estando tudo certo com o coto, veja algumas dicas de higienização:
- Lavar o coto pelo menos uma vez ao dia com água morna e sabonete neutro, lembrando de realizar movimentos leves e circulares;
- Após o banho, secar a região amputada com uma toalha macia ou felpuda, porém evitando contato direto com a cicatriz;
- Quando estiver seco, massageio o coto com um creme hidratante, evitando que a área fique ressecada e possa demorar a cicatrizar.
Todo esse processo de higienização deve acontecer antes e depois de colocar a prótese. Uma dica importante é que se busque tomar banho de sol, visando aumentar a vitamina D no corpo, e consequentemente irá fortalecer os ossos e acelerar o processo de cicatrização do coto.
Como realizar o enfaixamento do coto?
Veja algumas dicas de como fazer o enfaixamento:
- Antes de iniciar o enfaixamento, verifique se o coto está completamente cicatrizado, e sem os pontos cirúrgicos;
- O material ideal da faixa elástica deve ser de algodão, poliéster ou látex para que haja “respiração” da pele do coto;
- Para que aconteça um bom enfaixamento, é muito importante que a pressão seja uniforme em toda a faixa. Assim irá evitar que o amputado sinta incômodos na região. Caso aconteça, deve-se repetir o procedimento até que a dor desapareça;
- Faça a utilização da faixa gradativamente. Uma sugestão é que comece o enfaixamento e fique com a faixa por aproximadamente 30 minutos. Depois, tire a faixa e observe o coto. Se estiver tudo certo, descanse por volta de 10 minutos e volte a fazer o enfaixamento. Depois de alguns testes, vá aumentando o tempo com a faixa;
- Para pacientes diabéticos e vasculares, tome cuidado para que o enfaixamento não cause bolhas ou comprima demais o coto.
A Da-Vinci Clinic
A Vida Recomeça Aqui.
Na Da∙Vinci Clinic, nossos pacientes amputados e seus familiares são tratados como família, da primeira avaliação até a entrega das próteses e órteses. Nosso time de especialistas trabalha em sintonia pelo objetivo de devolver Mobilidade, Independência e Pertencimento a cada pessoa com amputação que passa por nosso inovador Centro de Reabilitação, que conta com uma estrutura de mais de 372 m² e espaço integrado de treinamento. Nossas soluções são customizadas para cada paciente, não importa a idade, disponibilizando as melhores tecnologias disponíveis, aliadas a métodos inovadores, frutos de décadas de experiência internacional de nosso corpo clínico.