Chegamos a mais uma etapa do processo de reabilitação após a amputação, chegou o momento de receber a tão aguardada prótese ortopédica, iniciando uma nova jornada de adaptação em busca da mobilidade, independência e pertencimento.
As próteses ortopédicas são ferramentas desenvolvidas sob medida para cada paciente, para auxiliar nas funções motoras após a extração de um membro, como os pés, as mãos, os braços e as pernas, desempenhando um papel fundamental para a qualidade de vida daqueles que as utilizam.
No entanto, tão importante quanto as próprias próteses ortopédicas, é mantermos alguns cuidados para manter a sua conservação e a manutenção, garantindo todas as suas funcionalidades e uma longa vida útil.
Abaixo, confira as dicas cuidados com próteses ortopédicas ‘Da Vinci Clinic’!
1- Limpeza e Higienização de Próteses Ortopédicas
Assim como nosso corpo, as próteses ortopédicas também precisam de cuidados com a limpeza para removermos os resquícios de sujeira e demais resíduos gerados durante o seu uso recorrente, evitando o surgimento de mau cheiro. Para higienizá-las, utilize um pano ou uma esponja com água e sabão, sempre com movimentos delicados para não danificar o material.
A parte do encaixe, por estar em contato direto com a pele e absorver secreções e suor, deve ser limpo todos os dias com água e sabão ou um pano com solução antisséptica.
2- Secagem das Próteses
Após a limpeza e higienização, deixe suas próteses ortopédicas secarem completamente antes de usá-las, pois a umidade prolongada pode causar o desgaste precoce dos componentes. Use uma toalha para absorver o excesso de água e deixe-as secando, preferencialmente, em um local arejado e longe do sol para não sofrer deformação.
3- Inspeção Regular das Próteses Ortopédicas
Faça uma inspeção visual nas suas próteses ortopédicas sempre que possível. Procure por sinais de desgaste excessivo, partes soltas ou qualquer anomalia que possa danificá-las com o decorrer do tempo. Além de evitar desconforto, essa avaliação regular ajudará a prolongar a sua vida útil.
Caso identifique alguma avaria, consulte um profissional especialista para realizar a manutenção adequada das suas próteses.
4- Armazenamento das Próteses
Quando não estiverem em uso, mantenha suas próteses ortopédicas armazenadas em local com temperatura ambiente, longe do calor excessivo e do frio extremo.
5- Componentes Móveis das Próteses
Se o seu modelo de prótese possuir partes móveis, como articulações, lembre-se de mantê-las lubrificas conforme recomendado pelo fabricante ou seu protesista. Esse cuidado ajudará a manter o movimento suave e minimizar o desgaste.
Com um passo de cada vez, superaremos, juntos, os desafios desse renascimento para a vida. E os cuidados com sua prótese ortopédica também faz parte dessa jornada!
Veja também como escolher a prótese ortopédica ideal