Conheça lugares de lazer acessíveis em São Paulo

O lazer acessível às pessoas com deficiência é um elemento importante quando falamos do desenvolvimento da cidade e do país. Afinal, elas também se divertem, viajam e trazem capital econômico e social aos lugares visitados.

Muitas cidades de São Paulo, bem como a capital, contam com locais preparados para receber pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Rampas especiais, elevadores e banheiros adaptados agregam valor às atrações, para que as pessoas participem e tenham acesso ao lazer acessível, turismo e divertimento.

Conheça lugares de lazer acessíveis na cidade e no estado de São Paulo que promovem o ingresso à pessoa com deficiência.

Litoral paulista

O programa Praia Acessível é voltado às pessoas com dificuldade de locomoção, como idosos e cadeirantes, nas praias do litoral paulista.

Os participantes contam com diversas modalidades de esporte adaptado, como vôlei sentado, surf adaptado, handbike, frescobol adaptado e piscina infantil.

Inclusive, para quem quer tomar banho de mar, o programa tem cadeiras especialmente desenvolvidas para andar na areia da praia e que podem entrar na água.

No chamado Banho Assistido, a pessoa é acompanhada o tempo inteiro por um profissional monitor, garantindo sua segurança.

Pinacoteca

O Programa Educativo para Públicos Especiais da Pinacoteca promove acesso a grupos de pessoas com deficiências sensoriais, físicas, intelectuais e transtornos mentais, por meio de abordagens e recursos multissensoriais.

As visitas são realizadas por educadores especializados, inclusive em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Museu Catavento

O programa Catavento Acessível conta com visitas guiadas dirigidas a pessoas com deficiência física, visual ou intelectual. 

O passeio está disponível de terça a sexta-feira, para grupos agendados. O formulário de solicitação está disponível no site.

Museu Afro Brasil

O lugar tem o programa de acessibilidade Singular Plural, que atende pessoas com deficiência intelectual, surdos, pessoas com baixa visão e cegos, com transtornos mentais, comprometimentos neuromotores e pessoas com deficiências múltiplas.

Museu da Diversidade

Localizado na Estação República do Metrô, na capital, o museu visa preservar o patrimônio cultural da comunidade LGBTQIA+. O lugar conta com boa acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Museu do Café
O museu, que está em Santos, recebe as pessoas com deficiência por meio de programas especiais, com prévio agendamento.

Voltado aos deficientes físicos, cognitivos e intelectuais, o programa Café com Arte ensina a técnica de construção de vitrais e, em Cafés Especiais, os sentidos do olfato e paladar são trabalhados.

Museu do Futebol

Esse espetacular museu, localizado no Estádio do Pacaembu, foi planejado para ser acessível à todas as pessoas desde o seu nascimento, com salas e conteúdos pensados e reanalisados constantemente.

Igualmente, funcionários e educadores do museu estão preparados para atender ao público comum, idosos, crianças e, claro, pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência.

Estão disponíveis audioguia para pessoas cegas ou com baixa visão; audioguia em português, inglês e espanhol; piso tátil em todo o percurso; maquetes e materiais táteis sobre o estádio e o conteúdo das salas no percurso do piso tátil.

Mais opções

Além desses, conheça outros lugares de lazer acessíveis na cidade e no estado de São Paulo destinados às pessoas com deficiência, confira

LEIA MAIS:

·         Inovação e superação: saiba como são desenvolvidas as próteses

·         Saiba a importância do encaixe certo para o coto

·         Amputação transtibial: tudo o que você precisa saber

·         Filmes sobre pessoas com deficiência que você precisa assistir

·         Como elaborar um currículo para pcd

·         Campanha Outubro Rosa: por que é importante?

·         Amputação transfemoral: tudo o que você precisa saber

·         Tudo o que você precisa saber sobre amputação transtibial

Facebook
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Inscreva-se e adquira o livro superar é viver