Conheça a diferença entre prótese e órtese

No universo da medicina, sempre ouvimos falar em próteses e órteses. Principalmente na odontologia, na ortopedia e em clínicas de reabilitação. Apesar dessas palavras soarem quase iguais, existem muitas diferenças e particularidades entre elas, você sabia? Venha conosco e conheça a diferença entre prótese e órtese.

Órtese

Aparelho de uso externo que imobiliza ou ajuda na movimentação dos membros, das pernas, dos braços e da coluna vertebral, a órtese pode ser uma palmilha de tênis, um andador ou um colar cervical.

Também entra na definição de órtese todos os aparelhos usados para corrigirem uma função corporal que não está sendo feita normalmente. Como exemplo, um aparelho ortodôntico.

Conforme a necessidade do paciente, a órtese pode ser permanente ou transitória.

Prótese

Peça artificial que substitui parte ou partes do corpo, geralmente em razão de um acidente, doença ou trauma, a prótese é utilizada como substituta de membros e articulações.

Pés, joelhos, pernas, braços, mãos, coxas e cotovelos são exemplos de partes do corpo que podem levar próteses. Bem como uma válvula cardíaca, um implante dentário, ou prótese ocular ou mamária, também são consideradas próteses.

Ao contrário da órtese, a prótese serve para substituir completamente a função de algo que não funciona bem ou que já não está mais ali. O exemplo número um são as próteses usadas aqui, na Da Vinci, para pessoas amputadas.

Em resumo, a órtese serve para auxiliar a função de um membro. Já a prótese substitui totalmente esta função.

Tecnologia

Aqui, na Da Vinci, utilizamos as mais avançadas tecnologias para atender todas as necessidades dos nossos pacientes. Sabemos, também, que o cartucho é a parte mais importante de uma prótese, pois conecta o usuário aos diferentes componentes, como joelhos e/ou pés.

A escolha dos componentes é feita por todo nosso corpo clínico que, além de Leandro, conta com o conhecimento anatômico e de marcha de nossa fisioterapeuta, Mônica Yamaoka, da vasta experiência técnica de Jairo Blumenthal e, claro, do olhar único, tanto do ponto de vista de um paciente quanto de um profissional de reabilitação, de Pedro Pimenta.

Dúvidas frequentes

A equipe da Da Vinci preparou um questionário especial para orientar e esclarecer todos aqueles que ainda não sabem o que é e como funciona uma prótese.

Se você quer saber mais, como se a prótese pode ir ao banho, se causa dor ou se é possível praticar esportes com ela, clique aqui e tire todas as suas dúvidas!

Leia mais:

Facebook
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Inscreva-se e adquira o livro superar é viver