Carteira de habilitação para pessoas amputadas

A carteira de habilitação para pessoas amputadas é um documento bastante procurado. Após incontáveis sessões de fisioterapia, exercícios diários, cuidados com o coto e muito mais, chega o momento de buscar, ainda mais, a independência.

O problema é que as informações e benefícios para PCDs geralmente não chegam até eles. É necessário pesquisar e estar sempre atento para saber das novidades.

Pensando nisso, a Da Vinci Clinic elaborou este artigo para você entender tudo sobre a carteira de habilitação para pessoas amputadas. Continue a leitura para não perder nenhum detalhe.

Carteira de Habilitação para pessoas amputadas:

Para começar, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser adquirida por qualquer pessoa que consiga ter sucesso nos processos e exames. Ou seja, pessoas portadoras de alguma limitação física podem conduzir um veículo tranquilamente.

É claro que para isso é preciso fazer algumas adaptações no veículo de acordo com as necessidades de cada um e essas limitações não podem interferir na capacidade de dirigir.

A seguir, elaboramos um passo a passo para conseguir tirar a carteira de habilitação para amputados. Confira:

Primeira Habilitação:

Para requerer a CNH Especial você precisa ter 18 anos completos, ser alfabetizado e apresentar os documentos:

• Carteira de Identidade (RG);

• Cadastro de Pessoa Física (CPF);

• Comprovante ORIGINAL de endereço em seu nome ou de seus pais;

• Duas fotos 3×4 colorida com fundo branco.

Os passos acima devem ser seguidos por qualquer pessoa que queira tirar a CHN. Quem deseja tirar a carteira de habilitação para pessoas amputadas deve portar uma junta médica que examina a extensão da deficiência e desenvoltura do indivíduo.

O resto do processo acontece da seguinte forma:

• Inscrição na Autoescola;

• Pré-cadastro no Detran;

• Exames médico e psicotécnico;

• Curso teórico (CFC – A) – curso de 45 horas em 9 dias;

• Exame Teórico no DETRAN;

• Curso prático na Autoescola –  é obrigatório fazer o mínimo de 20 aulas práticas;

• Exame prático no DETRAN.

Neste último ponto, o carro é vistoriado antes do exame prático. Um médico perito avalia se todas as adaptações estão de acordo com a deficiência constatada.

Alteração para quem já tem habilitação:

Muitas das carteiras emitidas não são a primeira via, isso porque acontece das pessoas já terem habilitação e serem acometidas posteriormente por algum tipo de deficiência.

Nesses casos, é necessário fazer a alteração da carteira de habilitação para pessoas amputadas o mais rápido possível. Para isso, você precisará de um novo exame médico e prático, assim será possível avaliar se está apto para conduzir.

Atenção: caso você circule com a carteira desatualizada, pode acontecer de ser multado, responder criminalmente em caso de acidente e ter a habilitação apreendida.

O processo para a atualização acontece da seguinte forma:

• Inscrição na Autoescola;

• Exames médico e psicotécnico;

• Curso prático na Autoescola;

• Exame prático no DETRAN.

Novamente, neste último ponto acontece a vistoria do veículo por uma médico perito para analisar se as adaptações estão de acordo com as suas necessidades.

Já com a CHN Especial em mão, é preciso recorrer a uma clínica credenciada para emitir um laudo de isenção e, também, a uma Delegacia da Receita Federal para emissão de uma Certidão Negativa de Tributos e Contribuições Federais.

Agora você já sabe como acontece todo o processo para a emissão da carteira de habilitação para pessoas amputadas. A Da Vinci Clinic é referência para reabilitação de pessoas com amputação. Isso porque oferece toda a estrutura para o paciente e familiares.

O Pedro Pimenta é o idealizador da Da Vinci e tem todos os membros amputados. Após passar por todos os processos de reabilitação, decidiu abrir um ambiente que se adeque às necessidades de cada um individualmente.

No site da Da Vinci há uma aba para fazer uma avaliação gratuita. Faça a sua e faça parte da família. Acompanhe nosso blog e redes sociais para ficar inteirado sobre tudo. 

Facebook
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Inscreva-se e adquira o livro superar é viver