A amputação é uma medida cirúrgica para a remoção total ou parcial de um membro do corpo, como um método preventivo de possíveis complicações ocasionadas por traumas, doenças e cirurgias, como veremos a seguir.
Mesmo não sendo fácil, é muito importante entendermos que o principal intuito dessa medida, é garantir a melhor qualidade de vida para o paciente. Por isso, é um processo que deve ser acompanhado por uma equipe multiprofissional composta por médicos, fisioterapeutas, psicólogos e protesistas, garantindo uma reabilitação integral e acolhedora.
Quais as principais causas que levam a amputação de membros?
Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, são realizadas mais de 80 mil amputações anualmente no Brasil, e dentre as causas mais comuns estão as doenças vasculares e diabetes, seguidas de traumatismos provocados por acidentes, infecções, tromboses, tumores e malformação congênita.
Amputação Cirúrgica
Na maioria dos casos, ela acontece pelo comprometimento na circulação dos vasos sanguíneos, conhecido como necrose. É um recurso realizado em última instância, para poupar o paciente de sofrimento e dor, ou quando se identifica que mesmo após todas as tentativas, o membro não conseguirá mais desenvolver sua função.
Amputação Traumática
A amputação traumática é caracterizada pelo aspecto em como aconteceu, geralmente em situações perigosas e inesperadas, como acidentes no trânsito, na operação de máquinas pesadas e de corte, choques elétricos, entre outros.
Agora que já identificamos as possíveis causas, vamos entender seus diferentes níveis.
Quais os níveis de amputação?
O nível de amputação é uma forma utilizada para descrever o local em que uma parte do corpo foi, ou será, amputada. Ele contribui para a escolha da prótese mais adequada para cada caso. Para simplificar, dividiremos em membros superiores e membros inferiores.
Amputação de membro superior
- desarticulação do ombro: remoção de todo o braço, desde a altura do ombro;
- amputação transumeral: ocorre na parte superior do braço, entre o ombro e o cotovelo;
- desarticulação do cotovelo: uma amputação pela própria articulação do cotovelo;
- amputação transradial: ocorre o antebraço, entre o cotovelo e a mão;
- desarticulação do punho: são amputações realizadas na articulação do punho;
- amputação do metacarpo: é uma amputação da mão, onde o pulso é deixado intacto.
Amputação de membro inferior
- amputação de pé: remoção do pé, e pode variar entre a dos dedos, meio-pé e na área do tarso;
- amputação transtibial: ocorre na região da panturrilha, a tíbia e a fíbula são cortadas;
- desarticulação do joelho: amputação da panturrilha, onde a coxa permanece intacta;
- amputação transfemoral: ocorre na área da coxa, onde o fêmur é cortado;
- desarticulação do quadril: é realizada na região do quadril;
- hemipelvectomia:são amputadas a perna inteira e partes da bacia até o sacro.
Reabilitação para pessoas com amputação
Na Da Vinci Clinic, nossos pacientes e seus familiares são tratados como família, da primeira avaliação até a entrega das próteses e órteses. Nosso time de especialistas trabalha em sintonia pelo objetivo de devolver Mobilidade, Independência e Pertencimento a cada pessoa com amputação que passa por nosso inovador Centro de Reabilitação, que conta com uma estrutura de mais de 372 m² e espaço integrado de treinamento. Nossas soluções são customizadas para cada paciente, não importa a idade, disponibilizando as melhores tecnologias disponíveis, aliadas a métodos inovadores, frutos de décadas de experiência internacional de nosso corpo clínico.
Conheça nossa equipe completa aqui